Uma estudante de 29 anos registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Santa Maria após supostamente cair em um golpe na internet. De acordo com a jovem, que tem 29 anos, ela recebeu uma mensagem no WhatsApp, por volta das 12h30min de quinta-feira, do número que seria de uma amiga dela. Na mensagem, a amiga informava que estava tentando efetuar uma compra pela internet, mas que não conseguia clicar em um determinado link para finalizar a compra. Em seguida, ela perguntou se a vítima poderia ajudar.
A jovem recebeu um SMS com um código e, logo abaixo, um link direcionando para um site suspeito. Desconfiada, a estudante registrou a tela e enviou a foto para a amiga, perguntando se a mensagem estava correta. Neste momento, uma mensagem de um suposto erro do aplicativo apareceu na tela do celular da vítima, que não conseguiu mais acessar a plataforma.
Ela entrou em contato com a amiga, que informou que estava na Delegacia de Polícia registrando o caso, pois também havia recebido o mesmo tipo de mensagem. A estudante conta, ainda, que durante o tempo que ela levou entre conversar com a amiga e ir até a DP, o criminoso enviou mensagens, se passando por ela, aos contatos da vítima.
Nas mensagens, a pessoa dizia que estava recebendo doações, por meio de transferência bancária, para ajudar uma outra pessoa que passava por necessidades. Conforme a estudante, nenhum dos amigos chegou a efetuar a transferência, porque desconfiaram da forma como a pessoa falava nas mensagens.
O caso foi registrado na 4ª DP de Santa Maria, no Bairro Camobi, onde a jovem reside. A Polícia Civil deve investigar as circunstâncias do ocorrido.